13 Reasons Why

Capa resenha serie

Hoje o assunto do blog é sério e delicado: Suicídio e bullying! Muitas pessoas estão comentando sobre a “nova” série da Netflix 13 Reasons Why nas mídias sociais, e eu não poderia deixar de opinar também. Assisti a série em dois dias e já adianto que achei uma das melhores que já vi!

OBS: Estou deixando aqui a minha opinião e isso não quer dizer que você tenha que  concordar comigo. Sou leiga no assunto e só quero deixar aqui o que penso, então só peço que respeitem!

A série é baseada no livro Os treze porquês, de Jay Asher e mostra a história de Hannah Baker, uma adolescente que se suicida e deixa uma caixa com 13 fitas gravadas por ela, antes de morrer, contando o porque tirou a própria vida.

z21436334Q,-13-Reasons-Why----kadr-z-serialu

Achei que os diretores da série trouxeram uma nova forma de falar sobre o suicídio e o bullying entre os jovens. Não apenas mostraram que isso acontece mas também mostraram como acontece. A cada episódio tive sentimentos como angústia, revolta, compaixão… Na minha opinião, a série foi muito bem feita e chama a nossa atenção para coisas que não imaginávamos que poderia causar sofrimento em outras pessoas.

Sobre o suicídio e o bullying

Esse é um tema delicado e polêmico. Muitas pessoas preferem evitar o assunto pois as opiniões são diferentes. Acho que é necessário sim falar sobre esse tema pois acontece mais frequente do que nós imaginamos, mas vamos ter cuidado. Temos que lutar para que o suicídio não seja seja uma opção! O problema é que muitas pessoas banalizam essa atitude ao invés de procurarem saber o porque e como ajudar uma pessoa que está passando por isso. Não é fácil descobrir os sinais e às vezes ele pode não existir, mas devemos ficar atentos e nos preocuparmos com quem está a nossa volta.

A pergunta é: Como tratamos as pessoas que estão a nossa volta e o que fazemos uns pelos outros?

É difícil olharmos pra dentro de nós e vermos que todos nós já fizemos algum tipo de bullying com alguém! Muita gente acha que bullying é frescura e manha da pessoa, mas não, é outro assunto muito sério que devemos nos atentar. Já sofri bullying e confesso que já julguei pessoas e me envergonho dessa atitude. A série foi como um tapa na cara pra mim e serviu também para me mostrar que minhas palavras e o que eu faço podem ter reações negativas em outras pessoas.

Espero que tenham gostado do assunto e recomendo, pra quem ainda não viu, ver a série que está disponível na Netflix. E se você já viu, me conta o que achou da série e qual sua opinião sobre o assunto.

Beijos!

64 comentários sobre “13 Reasons Why

  1. Amanda disse:

    A série é boa sim, mexeu bastante comigo, me fez refletir sobre muitas coisas, mas não gostei muito de algumas coisas no roteiro, acho que algumas coisas poderiam ter sido melhor exploradas, outras foram mostradas e depois completamente esquecidas (por que ninguém lamentou o morte do Jeff???). O que eu gostei mesmo foi a mensagem e a influência que a série teve nos discursos sobre suicídio, bullying e assédio. Espero que não seja só pela série, precisamos continuar discutindo essas questões mais e mais!

    Beijos!
    Amanda

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Muito bem observado Amanda! Realmente alguns assuntos não ficaram completamente resolvidos. Mas no geral o assunto da série é muito importante. Bjs

      Curtir

  2. agenda aleatoria disse:

    Eu adorei a série, senti um alívio enorme quando á assisti. Também já sofri bullying e na época que acontecia com mais força e frequência, eu não tinha com quem contar, nem com os meus pais, porque pra eles era bobagem, besteira, é só ignorar mas, a gente que passa por isso, sabe muito bem que não é assim que funciona. Eu não fazia bullying assim de forma direta mas por quando meus “amigos” no fundamental implicavam, insultavam outra pessoa e eu ficava calada e as vezes ria, eu estava sim contribuindo pra que aquilo continuasse e peço perdão a Deus por ter feito isso e me envergonho profundamente.
    Agenda Aleatória

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Sim, acho que todos nós já cometemos algum tipo de bullying ou ficamos calados com os que acontecia. Acho que o importante é pensarmos nos que estamos fazendo daqui pra frente, sem julgamentos.
      Obrigada por seu comentário :* Beijos

      Curtir

  3. Paloma Lanzoni disse:

    O suicídio nunca foi tão “popular” entre os jovens como hoje em dia… Este problema sempre existiu, mas hoje em dia… Gente, tá demais da conta… É complicado apontar e julgar, mas só quem sofre de depressão e ansiedade sabe. Acho que se a série informa e conscientiza, é muito válida! Em tempos de Baleia Azul e Cia, essas coisas são muito importantes. Beijinhos… Au revoir!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Luma disse:

    Essa série e o livro mexeram comigo em muitos sentidos, fiquei muito angustiada ao longo dela, mas amei a experiencia. Com certeza sou uma pessoa que vai pensar muito antes de falar alguma critica a alguém, que vai estar mais alerta aos sinais, por exemplo ( alerta de spoiller) ficamos tão focados no caso da Hannah que não vimos os sinais do Alex, que em muitas vezes foram os mesmo sinais dela.

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Sim, ele está passando pela mesma coisa.. A série poderia ter dado mais visibilidade ao caso dele né no final. Mas enfim, essa série é para pensarmos.
      Obrigada por seu comentário 🙂 Beijos

      Curtir

  5. Joana D'arc disse:

    Oi!!
    Confesso que não assisti e não vou assisti a serei. Durante a escola sofri bullying e tive depressão e muitas vezes pensei em suicídio…. Series como essa trazem assuntos importantes e que devem sim ser discutidos sempre até que se encontre algumas solução. Com tratamento e apoio de minha família superei e hoje estou aqui.
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Graças a Deus e sua família você superou! Fico muito feliz por você 🙂
      Cada um sabe o que carrega não é mesmo?! Obrigada por compartilhar sua historia. Beijos

      Curtir

  6. Luana Souza disse:

    Eu ainda não sei se concordo se a protagonista da série sofria realmente bullying, pois, ao meu ver, o que ela sofria era assédio. Mas, agora, falando sobre a série, eu ainda não terminei de ver, pois achei extremamente lenta, densa, devagar… acho que se os episódios fossem menores, ficaria mais interessante :p

    Curtido por 1 pessoa

  7. Lucimar da Silva Moreira disse:

    Ainda não assisti a série vejo todo mundo falando bem da série, mas é uma série boa já que fala de assuntos que mexem com a sociedade como o bullying, infelizmente o bullying está ainda principalmente entre os estudantes, essa série está demais de boa preciso arranjar um tempinho pra assistir, bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Daiana Fant disse:

    a série ajuda muito a vermos nossas atitudes ne? e mais do que nunca entendemos como oq fazemos e/ou falamos reflete mto na vida das pessoas. a série é mto boa e esta abrindo os olhos de muita gente q nem imaginava o mal q causava ou o quanto poderia tentar ajuda!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Não sei se acho tão pesada assim. Mas é uma séria que nos da um “tapa na cara” e nos faz refletir. A unica cena que não vi tudo foi o final e se vc ver vai entender rsr Beijos

      Curtir

  9. Jainara Soares disse:

    Ainda estou pra assistir a série, mas já gostei porque está falando de um assunto que está acontecendo muito hoje em dia, e o bom é que vai abrir os olhos de muita gente por aí.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Pâm Teles disse:

    Essa série em si ainda não assisti e não me despertou interesse mas, a minha cunhada assistiu e me contou tudo, eu não ligo para spoilers hahaha. E diante de tudo que já li a respeito e o assunto atual desse desafio que infelizmente está rolando, uma coisa é certa, precisamos estar a tento a tudo e com todos. Depressão e bullying não é algo que acontece só com adolescente e quanto mais afeto tivermos pelos próximos, quanto mais atenção tivermos por quem nos rodeia, podemos minimizar essas situação e ajudar, né…

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      com certeza, acho que o importante nisso tudo, pra quem assistiu ou não, é termos na cabeça que devemos ter respeito e amor por nossos próximos!
      Beijos

      Curtir

  11. Julia Raquel disse:

    Assisti a série no decorrer das 24h após o seu lançamento e confesso que o baque da mesma em mim foi gigantesco. Ficou meio impossível chegar ao episódio final e não refletir por dias sobre todo o enredo. Achei a série muito bacana, retratando vários assuntos importantes. Tem seus altos e baixos, como toda série, mas é ótima sim. Adorei a postagem Quézia, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

    • Quézia Gonçalves disse:

      Creio que só tenha no Netflix.. Mas acho que vale a pena assinar, tem muitas séries legais no site e não é caro. Beijos e obrigada por seu comentário.

      Curtir

  12. Ju Garcia Peia disse:

    Assisti a série e concordo com o que disse, foi um jeito bem interessante de mostrar o suicídio e o bullying . Eu fiquei tão envolvida na série, que demorei alguns dias para esquecer a cena da Hannah na banheira . Chorei litros no último episódio, e é interessante o jeito que foi abordado os motivos que levou ela a fazer isso . Num ponto de vista, você nem se dá conta que uma “brincadeira”, pode ser tão prejudicial a uma pessoa . Infelizmente é a realidade de hoje em dia . Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  13. Thalia disse:

    Suicídio e depressão precisam da atenção de todos.
    Não é frescura,muito menos querer aparecer.É um problema que precisa de tratamento.
    A série é super necessária para alerta a todos sobre o que realmente esta acontecendo.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Andrelúcia S. disse:

    Eu não vi a série (eu não assisto séries, na verdade), mas vejo pessoas falando sobre o tema e só percebo o quanto isso é necessário. Quanto mais cedo as pessoas aprenderem a respeitar as outras e não “brincar” com os sentimentos dos outros, mais cedo a próxima geração vai poder viver livre desse tormento.
    Parabéns pelo seu texto, amei tua opinião ❤ beijão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s